terça-feira, 5 de abril de 2011

Fonte

fonte: http://www.wikipedia.org/

Carnaval de Macapá (Capital do Amapá)

  O Carnaval de Macapá ou Carnaval do Amapá, conhecido como Carnaval do Meio do Mundo. é um evento cultural, realizado todos os anos em Macapá.
O desfile das escolas de samba ocorre no sambódromo de Macapá. Dez escolas de Samba participam do evento, além disso, acontece também o desfile de blocos.

Carnaval de Porto Velho (Capital da Rondônia)

O Carnaval acontece todos os anos, atraindo um grande número de pessoas de outros municípios de Rondônia e de estados vizinhos. Durante o período carnavalesco, ocorrem os desfiles dos blocos carnavalescos e de escolas de samba, as quais pode-se citar, entre as mais conhecidas, Os Diplomatas, Asfaltão, entre outras.
No mês de julho acontece o Carnaval Fora de Época, com características do carnaval da Bahia, com trios elétricos e grupos de Axé.

Carnaval de Rio Branco (Capital do Acre)

O primeiro carnaval de rua da cidade de Rio Branco foi realizado no ano de 1882. Na década de 40, a principal rivalidade do carnaval local ocorria entre os clubes Rio Branco, do Primeiro Distrito, e Sociedade Recreativa Tentamen, do Segundo Distrito. A partir de 1980, as escolas e blocos de rua de Rio Branco entram em decadência.

Desde 1991 não são mais realizados os desfiles de escola de samba; no presente, os principas eventos do carnaval da capital acriana são os desfiles de blocos de rua e o Folia na Arena, realizado no estádio Arena da Floresta.O carnaval de Rio Branco chegou a ser eleito como o melhor da Região Norte do Brasil,

Carnaval de Belém (Capital do Pará)

O Carnaval de Belém é um evento da cidade de Belém do Pará, no Brasil.
Tem como ponto alto os desfiles de escolas de samba, mas também participam blocos afro como os da Bahia. No passado, havia também o concurso de ranchos, tendo um deles, o Rancho Não Posso Me Amofiná, posteriormente se transformado em escola de samba, sendo uma das mais antigas do Brasil em atividade.

Carnaval de Boa Vista (Capital de Roraima)

O Carnaval de Boa Vista é comemorado com desfiles de rua, organizado por várias organizações carnavalescas, tais como blocos e escolas de samba.


As escolas de samba dessa cidade são: Império Roraimense, Praça da Bandeira, Aquarela, Ouro Verde, Unidos do Beiral entre outras.

Carnaval de Manaus (Capital do Amazonas)

Os principais eventos são o tradicional desfile de fantasias, (que acontece na Avenida Eduardo Ribeiro, próximo ao Centro histórico de Manaus), e o desfile de escolas de samba. Assim como no Rio de Janeiro há um grande desfile em uma passarela construída especialmente para isto. O sambódromo de Manaus é tido como o maior do país.
O primeiro desfile oficial de escolas de samba em Manaus ocorreu em 1947, a Escola Mixta da Praça foi a campeã. Os locais dos desfiles variaram muito durante os anos, primeiro foi na Avenida Eduardo Ribeiro, depois Djalma Batista, depois no centro de conveções e agora no Sambódromo.